Post do blog - temperos sem histamina

Temperos sem Histamina

Seguem abaixo alguns temperos sem histamina que podem tornar sua rotina de alimentação diária mais variada.

Para você que ainda está se adaptando à dieta de baixa histamina, e, está perdida no que usar com segurança, seguem abaixo alguns temperos sem histamina que podem ajudar a tornar sua rotina de alimentação diária mais variada. Alguns deles ainda são anti-histamínicos e podem ajudar no controle de sintomas. Confere aí!

Temperos sem Histamina

Se você pesquisar um pouco sobre qualquer tipo de erva ou especiaria na internet você vai encontrar vários sites como este falando dos inúmeros benefícios que esses alimentos podem trazer à nossa saúde.

Vai encontrar ainda tabelas nutricionais que trazem várias vitaminas e minerais que são encontrados nessas ervas. Além de vários compostos com as mais diferentes funções que ajudam nosso organismo em diversas situações.

Então, se você já tem confirmação, ou, suspeita de intolerância à histamina, e tem muita dúvida sobre o que pode e o que não pode na dieta de baixa histamina, assim como eu fiquei, quando tive meu diagnóstico. Confira abaixo alguns temperos sem histamina que podem ser usados no seu dia a dia.

São ervas que, por orientação da profissional que me acompanha, são liberados na dieta de baixa histamina:

  • Alecrim
  • Alho
  • Cardamomo
  • Coentro
  • Cominho Preto
  • Cúrcuma
  • Gengibre
  • Manjericão
  • Orégano
  • Tomilho

Nunca é demais frisar. Em caso de ter alguma reação ao consumir qualquer um desses temperos sem histamina não mantenha o uso.

Alecrim

O Alecrim é um dos temperos sem histamina e pode ser usado no preparo de caldos, sopas, legumes, carne, peixes entre outros.

Uma das formas que eu gosto muito de usar o alecrim é colocar uns galhos no vidro de azeite pra aromatizar. Fica uma delícia pra usar na salada.

Além disso o alecrim é antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano, entre outros, trazendo vários benefícios à nossa saúde.

Alho

O alho é um dos temperos mais usados no nosso dia-a-dia podendo ser inserido em quase todas as preparações e no início do meu diagnóstico foi um dos que mais tive dúvidas se poderia continuar utilizando.

É um dos temperos sem histamina que inclusive serve para amenizar os sintomas de gripes e resfriados sendo usado na forma de chá.

Mas além disso, devido os compostos que ele possui, oferece vários outros benefícios à nossa saúde como combater vírus, fungos e bactérias, proteger o coração, ajuda na saúde cerebral e muitos outros.

Cardamomo

Eu não tinha muito o hábito de usar essa especiaria. Mas depois do diagnóstico passei a usar ela meio que como um substituto para a canela. Eu AMO canela. Mas como agora não posso mais faço a substituição.

O Cardamomo pode ser usado em pratos salgados e doces e também em forma de chá.

Eu gosto muito de usar no bolo de maçã, junto com o gengibre, dá um gostinho bem diferente e gostoso.

Coentro

Eu nunca fui muito de consumir o coentro, apenas com peixes mesmo, e, às vezes no feijão (eu acho que dá um gostinho maravilhoso).

Mas depois que comecei a fazer uso do suco verde pela manhã eu comecei a inserir na dieta  pra fazer um rodízio e não utilizar os mesmos alimentos todo dia, assim um dia eu uso coentro, outro dia gengibre… outro dia outra coisa… e assim vai.

Minha nutricionista sempre frisa que é muito importante não consumir os mesmos alimentos todos os dias.

Cominho Preto

Nunca tive costume de usar no meu dia-a-dia, mas o cominho pode ser usado como tempero de sopas, legumes, caldos, carnes e pratos com frango e grãos, como feijão e lentilha (lembrando que feijão e lentilha não são de baixa histamina).

O cominho preto é uma planta que pode ser utilizada para diversos fins como melhora da digestão, controle da diabetes, pressão arterial, sistema imunológico, anemia, fortalecer a  saúde dos ossos entre outros.

Cúrcuma

É um tempero com propriedade anti-histamínica e pode ser usado em diversos pratos como arroz, legumes, carnes e sopas entre outros. Costuma ser muito utilizado por quem tem o hábito de tomar os shots pela manhã.

É um dos temperos sem histamina bem interessante para quem tem o diagnóstico de intolerância à histamina, pois ela ajuda a reduzir os sintomas.

Possui várias propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Durante a gravidez e em alguns casos a cúrcuma não é indicada então antes de sair comprando cápsulas e começar a tomar é sempre bom consultar o profissional que te acompanha.

Gengibre

Outro tempero sem histamina e que também tem propriedade anti-histamínica. Muito gostoso quando usado em sucos, bolos, pratos doces e salgados.

Também é muito gostoso em forma de chá.

O gengibre também é um dos temperos que devem ser evitados em alguns casos, pois pode interferir em alguns medicamentos.

Manjericão

Esse é um dos temperos que eu mais gosto! O macarrão ao molho pesto é um dos meus pratos favoritos. Agora após o diagnóstico foi preciso buscar receitas sem histamina.

O manjericão foi um dos fitoterápicos que eu tentei usar logo no início da minha dieta de baixa histamina. Eu usava em cápsulas.

Ele é um poderoso anti-histamínico.

Mas eu sempre falo que nessa coisa de histamina tudo é passível de reação. Eu não sei porque mas eu não consegui manter o uso.

Ele não me dava coceira, mas eu mal conseguia dormir, eu sonhava a noite inteira. Era uma coisa muito estranha.

No entanto, com o tempero eu uso normalmente.

Orégano

Pode ser usado em carnes, peixes, ovos, massas e outros.

Assim como os outros temperos ele possui várias propriedades que trazem benefícios à nossa saúde.

É um dos temperos que uso bastante no meu dia-a-dia.

Tomilho

Não tenho o hábito de usar na comida. Acho que nunca usei.

Na verdade, até pouco tempo atrás eu nem sabia o que era o tomilho.

Mas quando descobri outro nome pelo qual ele é conhecido ele se tornou muito familiar pra mim.

Talvez você também o conheça como poejo.

Tenho, inclusive, lembranças muito boas de infância com ele. Era um chá que meu pai sempre fazia quando eu tinha algum resfriado.

Ele tem um gostinho adocicado muito gostoso.

Fora isso também pode ser usado em carnes, frango, frutos do mar, molhos, peixes, saladas, entre outros.

mamaehistaminada

mamaehistaminada

Uma mulher que lutou anos para realizar seu sonho de maternidade e que ama ser mãe, e que, mesmo com toda a dificuldade do dia a dia diante do diagnóstico de intolerância à histamina ainda se propõe a encarar novos desafios pensando em ter mais tempo de qualidade com os filhos.

Artigos: 32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *