Os oxiúros são pequenos parasitas intestinais que causam uma infecção chamada oxiuríase. Estes parasitas, são conhecidos cientificamente como Enterobius vermicularis. Eu resolvi contar essa experiência porque o que parecia ser uma coisa muito simples se tornou um problemão aqui em casa! Parecia que tudo que eu fazia no final dava no mesmo lugar e eu tinha que começar tudo novamente… era como se fosse impossível eliminar esses bichinhos. Veja como consegui!
Sumário do Conteúdo
Sintomas de contaminação por oxiúros:
Os sintomas de contaminação por oxiúros, a também chamada enterobiose, podem incluir:
- Coceira anal intensa;
- Irritabilidade e dificuldade para dormir;
- Dor abdominal;
- Perda de peso e apetite;
- Irritação na pele.
Você também vai gostar de:
O que fiz lá em casa
Meu filho, que naquela época devia ter quase dois anos, há um tempo já vinha tendo dificuldade pra dormir a noite… ele nunca foi de dormir a noite toda… mas não de acordar toda hora como estava acontecendo, e ele ainda acordava reclamando… chorando.
Levei ele à pediatra, cogitamos que ele estivesse com refluxo, porque ele já tinha esse histórico.
Mas mesmo usando medicação eu não via melhora nenhuma. Foi então que notei que ele tinha umas bolinhas no bumbum, como estávamos no verão e ele usava fralda imaginei que fosse assadura, que também não melhorava com o uso de pomada.
Foi então que eu cheguei na pediatra e disse que eu achava que ele estava com alergia a alguma coisa que estava comendo… mas ela olhou e disse: Olha mamãe isso tem cara de oxiúros. Eu e meu esposo não tínhamos sintomas, nem a babá dele.
Ela passou medicação somente para ele e disse que eu limpasse bem a casa, mas não entrou em maiores detalhes.
Naquela época eu trabalhava todos os dias então era difícil limpar a casa… eu fazia o que podia e a babá que cuidava do meu filho não conseguia fazer tudo sozinha também.
Ele fez uso da medicação uma vez e repetiu após 15 dias. E eu fiz o que pude na casa.
Umas duas semanas após a segunda dose do remédio eu não tinha certeza que o tratamento tinha dado certo, então eu usei uma fita adesiva e fiz coletas no bumbum dele, e minha irmã, que tinha acesso a microscópio, analisou pra mim. E lá estavam os bichinhos… ou seja, fiz tudo que podia, mas não adiantou.
Voltamos nós para a pediatra que mudou o remédio e pediu que repetíssemos o processo. Novamente fiz a coleta e lá estavam eles. A essa altura eu já estava quase louca de tanta demanda… afinal eu trabalhava o dia todo e a noite tinha que ficar limpando a casa e fervendo roupas.
Foi então que eu fui pesquisar e encontrei alguém falando na internet que para tratar esse vermezinho todos da casa deveriam tomar a medicação, as roupas deveriam ser lavadas em água quente e que os ovinhos que ficam no ambiente viviam aproximadamente 20 dias e que era muito importante ter cuidado principalmente durante esse período para evitar a reinfecção.
A parte que disse que os ovinhos ficavam no ambiente e viviam aproximadamente 20 dias me deixou louca. Eu comecei a imaginar todos os locais onde eles poderiam estar.
Fomos para a terceira tentativa… a pediatra trocou o remédio novamente… foi então que eu pedi que ela receitasse pra todos da casa porque eu não aguentava mais essa rotina de limpeza que no final não dava resultados.
Coincidiu que naqueles dias teve início a pandemia e todos os funcionários onde eu trabalho foram liberados para fazer trabalho remoto. Nesse momento eu pensei: agora é minha oportunidade de acabar de uma vez com esse oxiúros.
Eu sou uma pessoa que tem um pouco de TOC então… imaginar onde os ovinhos poderiam estar não me deu muito trabalho… tomamos o medicamento, inclusive a babá… mas nesse período ela também ficou em isolamento e não vinha trabalhar.
Eu não sabia quanto tempo eu ia ficar em casa… então fiz tudo que eu pude:
– No primeiro dia em casa dei uma faxina como acho que nunca havia dado. Meu sofá é de couro… lavei ele com esponja e sabão… afinal era um lugar que nós ficávamos bastante;
– Lavei com esponja e sabão todos os locais onde a gente colocava muito as mãos: maçanetas, filtro de água, saboneteira, shampoo, torneiras, escova de cabelo;
– Troquei as escovas de dente;
– O celular e o controle da TV que não tinha como lavar eu coloquei uma sacola plástica transparente e trocava todos os dias… usávamos tudo ensacolado! Uma sacola durante todos os 20 dias (afinal… esse era o tempo que os ovinhos precisavam para morrer né!)
– Troquei roupa de cama e toalhas praticamente todos os dias na primeira semana… depois de 2 em dois dias;
– Lavei muito bem os banheiros;
– Tinha uma escovinha na pia do banheiro para lavar as mãos sempre que trocava a fralda.
Repetia todas as rotinas de limpeza todos os dias… claro que no primeiro dia caprichei mais… depois fui relaxando.
Também dava banho no meu pequeno logo pela manhã para mandar embora os possíveis ovinhos que os vermes tivesse colocado durante a noite.
Eu não tinha máquina que lavasse a quente então nas duas primeiras tentativas eu lavava a roupa na máquina e colocava no tanque com água fervendo… assim que esfriava eu torcia e pendurava no varal… isso era o que me dava mais trabalho devido o grande volume de roupa. Na terceira vez eu fiz diferente… eu deixava a roupa primeiro na água quente e depois eu lavava na máquina… assim ela já saía quase seca… isso me ajudou muito.
Enfim conseguimos!
Foram dias muito trabalhosos… depois de 20 dias a contar da segunda dose do medicamento eu fiz novamente a coleta nele e pedi pra minha irmã olhar: Eu e meu marido estávamos ansiosos pois aquilo transformou nossa rotina demais. Estávamos até brigando porque eu vivia controlando ele para lavar as mãos toda hora. E lá veio o resultado: nada de novos ovinhos de oxiúros!!!!!!
Aquilo foi um alívio tão grande! Ficamos livres desses visitantes inconvenientes de uma vez por todas!
Ainda mais que nesse momento eu estava me preparando para iniciar uma nova etapa de reprodução assistida, como contei um pouquinho no post Intolerância à histamina: como descobri. Então eu precisava que tudo estivesse bem… não podia ficar tomando medicação.
Impressionante como uma coisa tão comum pode ser tão estressante quando você já tem uma rotina corrida. Espero que vocês nunca precisem usar essas táticas… mas se precisarem… era o que eu gostaria muito de ter encontrado quando precisei!
Existem várias informações na internet sobre os oxiúros, se você quiser saber um pouco mais acesse esse link. E lembre-se… a parte de eliminação dos ovos no ambiente é parte essencial para evitar a reinfestação.
Aqui em casa tivemos essa experiência na prática, o tratamento só funcionou após todos os cuidados acima terem sido tomados. Muita gente acha que essa coisa de vermes está ligada a falta de higiene, e realmente ter o hábito de lavar as mãos já ajudaria muito a evitar a contaminação.
Mas como evitar crianças de se contaminarem em creches e escolas, quando ainda possuem dificuldade de se higienizar sozinhas e contaminarem o resto da família?
Agora no caso do tratamento sim… os cuidados com a higiene são essenciais para o êxito do mesmo.