Post do blog - Investimentos- meu início na prática

Investimentos: meu início na prática!

Veja a seguir como eu coloquei meu CPF pela primeira vez na bolsa de valores!

Como vocês puderam ver no primeiro post sobre investimentos meu início nessa área é bem recente. Olhando de agora para trás eu fico me perguntando porque eu demorei tanto tempo pra ver como os investimentos podem ser interessantes para quem busca uma renda passiva. Veja a seguir como eu coloquei meu CPF pela primeira vez na bolsa de valores.

Olha… eu já tive épocas na minha vida em que eu tinha uma disponibilidade financeira muito maior do que a que eu tenho agora. Então eu penso… se eu tivesse começado antes… mas o fato é: não fiz isso.

O que acho importante é o fato de eu ter perdido o medo do daquilo que “pode” acontecer e tentar. Eu utilizei em mim mesma algo que há um tempo uso com meu filho: repeti para mim mesma, várias vezes, a frase que virou rotina aqui em casa: a de que o medo é mentiroso.

Para que eu pudesse ajudá-lo a passar por alguns medos eu contei a ele que o medo é mentiroso e que ele conta uma historinha só pra gente acreditar que algo ruim vai acontecer, mas, que na verdade, quando tudo passa, a gente descobri que não aconteceu nada daquilo que o medo disse que iria acontecer.

A minha vontade de mudar e focar em algo que pudesse dar um novo sentido à minha vida foi crucial pra que eu tomasse a iniciativa de começar. E assim eu fiz.

Pesquisei no site da B3 sobre corretoras, escolhi uma que achei ser legal e criei uma conta, a partir daí fiz minha primeira compra de ações. Nesse momento eu ainda não tinha o conhecimento que tinha hoje.

Eu achava que ganhar dinheiro com investimentos era simplesmente comprar ações por um preço baixo e vendê-las quando o preço estivesse mais alto.

O fato de começar, mesmo que de forma “errada”, pelo menos para os meus objetivos, foi o que me fez ter vontade de continuar a investir.

Eu achei aquilo muito interessante, mas eu tinha muitas dúvidas sobre tudo.

A partir daí eu comecei a assistir vários vídeos na internet e também fiz um curso que começava do básico até algo mais avançado. Daí em diante eu me senti muito mais segura para encarar essa nova empreitada que eu queria muito. Afinal, meu objetivo de vida é futuramente ter uma renda passiva que me permita ter mais tempo com meus filhos e mais qualidade de vida.

Depois do curso eu passei ter uma outra visão de tudo, e principalmente a controlar todos os meus gastos. Colocar tudo em planilha e analisar um por um. Ver o que eu poderia cortar e o que não dava pra tirar de jeito nenhum, já que, se eu queria mesmo investir eu precisava ter uma renda mínima mensal que eu pudesse destinar a isso.

Já com um certo conhecimento comecei a fazer uma reserva de emergência, falarei mais detalhadamente sobre isso em outro post, e a dar meus primeiros passos mais firmes.

Decidi focar no meu objetivo. É como dizem: tudo que você alimenta cresce. E assim é… depois que recebi meus primeiros R$ 6,50 de rendimentos eu fiquei muito empolgada… e a cada dia eu me esforço mais para economizar e diminuir gastos supérfluos.

Mas outra coisa que aprendi e que também é tão importante quanto economizar é não deixar de fazer ou comprar coisas que você gosta muito, principalmente se isso vai te proporcionar momentos felizes seja consigo mesmo ou com amigos ou família.

Estipular prioridades faz parte da evoluir mentalmente e financeiramente. Afinal, a vida é agora. Claro que a gente deve sim se preocupar com o futuro… mas se a gente parar pra pensar o que a temos é o agora… o futuro não sabemos como será.

Entender um pouco do todo me ajudou a conseguir criar um orçamento onde eu englobo meus ganhos e minhas despesas, e assim eu já separo um valor que estipulei para investir e também destino uma parte para a realização de atividades com minha família e outros gastos.

Então… se você deseja uma vida com um pouco mais de segurança no futuro e achou que investir pode ser interessante pra você, comece pesquisando um pouco, leia sobre o assunto, siga nas redes sociais pessoas que tem o hábito de investir. Isso vai te fazer conhecer um pouco mais de como isso funciona. Depois faça um levantamento e separe despesas que são prioridades de outras que podem ser desnecessárias. Esse é o primeiro passo que você deve dar. Economizar.

Por aqui eu pretendo sempre falar sobre assuntos ligados à área de investimentos que foram importantes pra mim no início do meu processo e também falar sobre coisas que eu ainda quero aprender. Então… se te interessou… no próximo post eu vou falar sobre alguns conceitos básicos e que são muito importantes para quem está começando. Até mais!

mamaehistaminada

mamaehistaminada

Uma mulher que lutou anos para realizar seu sonho de maternidade e que ama ser mãe, e que, mesmo com toda a dificuldade do dia a dia diante do diagnóstico de intolerância à histamina ainda se propõe a encarar novos desafios pensando em ter mais tempo de qualidade com os filhos.

Artigos: 32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *