Post do blog - bolo de fubá sem glúten

Bolo de Fubá sem Glúten, Vegano e de Baixa Histamina

Esse bolo de fubá foi uma das minhas opções quando descobri a intolerância à histamina.

Esse bolo de fubá sem glúten, e ainda vegano e de baixa histamina foi uma das minhas opções de bolinho quando descobri a intolerância à histamina. É importante dizer que algumas pessoas fazem reação ao milho… vou explicar um pouquinho sobre isso logo abaixo. Mas, se não é o seu caso, aproveite essa receitinha super fácil!

Reação ao Milho

Se tem uma coisa que eu já aprendi nessa de intolerância à histamina é que não há um 100% de certeza para muita coisa!

Por experiência própria, já tentei usar muitos alimentos e suplementos que teoricamente são suportados pela maioria das pessoas, e, no meu caso, não funcionou e eu tenho reação.

No caso do milho, não tenho problema com o consumo dele in natura.

Ele aparece em listas como um alimento de baixa histamina.

Lembrando que é sempre melhor consumir o alimento o mais fresco possível, eu evito ao máximo o enlatado por exemplo.

Eu também não tenho problema ao consumir derivados como o fubá, canjica doce ou a canjica salgada (canjiquinha).

No entanto, no meu caso, a dificuldade é encontrar a farinha de milho (fubá) que não seja enriquecida com ferro e ácido fólico, pois até onde conseguimos testar antes de eu engravidar eu faço reação a alguma dessas substâncias.

Teremos que retomar esse teste depois.

Também já ouvi falar que algumas pessoas liberam histamina ao consumir o fubá devido contaminação por fungos, então são várias possibilidades que precisam ser testadas.

Resumindo, hoje meu cuidado com o milho e seus derivados se concentram em verificar se existe alguma vitamina adicionada que eu não possa e também em escolher uma boa marca, sempre que consigo compro opções orgânicas, ou, como tenho essa opção… compro no interior com um tio meu que faz o fubá.

E então… você já tinha pensado que outras coisas poderiam interferir na sua reação? Agora que eu já te alertei para isso vamos à nossa receitinha de bolo de fubá sem glúten, e ainda vegano e de baixa histamina!

Bolo de Fubá sem Glúten, Vegano e de Baixa Histamina

Como eu já disse aqui, uma das maiores dificuldades que tive na adaptação para a dieta de baixa histamina foi a falta que eu sentia de comer um “bolinho gostoso”.

Então tive que ir testando pra ver o que dava certo. Esse bolo de fubá sem glúten vegano eu encontrei em várias versões, com poucas diferenças, mas não deu certo de primeira, eu testei inclusive com algumas marcas de fubá, no meu caso eu escolho várias de milho que não sejam enriquecidas com ferro e ácido fólico. Eu ainda prefiro adaptar minhas receitinhas para que sejam pelo menos um pouco mais saudáveis.

Ele não é aquele bolo que chega a derreter na boca como esses cheios de trigo, açúcares e melhoradores, mas também é bem saboroso e cai muito bem com um chá no meio da tarde!

Eu me inspirei na receita de bolo de fubá sem glúten e vegano que encontrei aqui, apenas fiz algumas adaptações:

Ingredientes:

2 xícaras de água

100 ml de óleo de coco

2 xícaras de fubá

¾ de xícara de açúcar de coco (pode ser açúcar normal)

1 colher de sopa de fermento químico

¼ de colher de sopa de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

Coco ralado (a gosto)

Modo de preparo:

Ligue o forno a 200 graus e deixe aquecer por 10 minutos aproximadamente. Coloque as duas xícaras de água no liquidificador junto com o óleo de coco e bata por dois minutos. Vai ficar um líquido meio espumoso.

Junte as duas xícaras de fubá e o açúcar de coco e bata por mais dois minutos.

Em seguida coloque o coco ralado e misture com uma colher. Por último adicione o fermento químico, o bicarbonato de sódio e a pitada de sal e mexa novamente com a colher.

Em seguida coloque na forma untada e polvilhada (eu uso flocos finos de aveia) e deixe assar por aproximadamente 30 a 35 minutos. Faça o teste do palito.

Observações:

– Você pode tentar fazer com um óleo que você já use, eu já tentei com azeite e não deu certo;

– Se você não tiver problema com isso pode usar o açúcar normal, acredito que o bolo ficará mais saboroso;

– Uso bicarbonato comprado na farmácia que não contém alergênicos;

– Meu forno é elétrico, se o seu for a gás pode ser que demore um pouco mais para assar, faça o teste do palito;

– Gosto de untar e polvilhar bem a forma para que o bolo solte facilmente.

Se fizerem me contem como foi a experiência de vocês! Confesso que por aqui já fiz várias receitas que não deram certo, mas sigo tentando até conseguir uma versão que me agrade!

mamaehistaminada

mamaehistaminada

Uma mulher que lutou anos para realizar seu sonho de maternidade e que ama ser mãe, e que, mesmo com toda a dificuldade do dia a dia diante do diagnóstico de intolerância à histamina ainda se propõe a encarar novos desafios pensando em ter mais tempo de qualidade com os filhos.

Artigos: 32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *