Esse bolo de cenoura sem glúten, vegano, sem soja e de baixa histamina é a versão de uma receita adaptada por mim. Ele fica um bolinho bem fofinho e levemente adoçado.
Sumário do Conteúdo
Dificuldade no Início do Diagnóstico
Uma das maiores dificuldades que tive na minha adaptação para a dieta de baixa histamina foi a falta que eu sentia de comer um “bolinho gostoso”. É muito difícil você sair de uma rotina onde você comia de tudo e de repente, de uma hora para outra, não pode mais. Além do fato da praticidade, como eu já havia citado aqui.
Quando passei pela suspeita da doença celíaca tive que me adaptar a tirar o glúten da alimentação, no começo quebrei um pouco a cabeça… mas como eu já tinha uma rotina de alimentação muito variada não foi tão difícil assim, afinal, eu só não podia o glúten.
Além disso já existem vários estabelecimentos e marcas que trabalham com alimentos sem glúten.
No caso da dieta de baixa histamina, eu saía de uma dieta onde eu comia de tudo, exceto o trigo, para uma dieta onde eu não podia comer “quase nada”.
Não vou negar… falei várias vezes com minha nutricionista que sentia saudade de quando eu pensava que era celíaca, porque a intolerância à histamina tem uma restrição alimentar muito grande.
No caso do glúten eu já tinha receita de vários bolos saudáveis que eu curtia comer, mas agora eu tinha que me adaptar a fazer um bolo até sem ovos… isso era o mais difícil pra mim.
Não é difícil você achar uma receita de bolo de cenoura vegano na internet. Mas achar um bolo de cenoura sem glúten e vegano é bem mais difícil.
Quase todos são feitos com trigo e outros que eu tentava não davam certo. E eu ainda tenho o agravante de ser alérgica a sulfato de níquel, então nem a farinha de aveia eu posso. Apenas em quantidades bem reduzidas.
Passei a pesquisar receitas em sites de pessoas veganas e alérgicas, e mesmo assim eu tenho o agravante de que a grande parte dessas receitas usam sementes e/ou vinagre, que eu também não posso devido a histamina. Então tive que ir testando pra ver o que dava certo.
A receita base desse bolo de cenoura sem glúten e vegano eu encontrei no Instagram de uma pessoa celíaca, uma querida que sempre respondeu minhas dúvidas quando meu diagnóstico era incerto.
Eu acabei fazendo algumas adaptações já que eu não podia usar o vinagre que tinha na receita dela, e eu também fiz alguns testes com outras farinhas e quantidades, pra que meus bolinhos sejam pelo menos um pouco mais saudáveis. Então eu acabei modificando bastante a receita.
Na receita original não vai a farinha de coco, ela coloca 120 gramas de farinha de arroz. Mas como já é um bolo praticamente só de farinhas brancas eu tentei usar a farinha de coco e ficou perfeito.
Eu costumo fazer leite de coco caseiro as vezes, não faço sempre porque compro um leite de coco em pó bem puro e que acho um dos melhores que já provei.
Para fazer o bolo eu costumo usar o farelo de coco que sobra quando faço o leite de coco, nunca fiz com farinha de coco de supermercado, mas já adianto que tem ser a farinha de coco branca.
Algumas que já tentei usar deixam o bolo esquisito.
Segue abaixo a receita desse bolinho maravilhoso!
Você também vai gostar de:
Bolo de Cenoura sem Glúten e de Baixa Histamina
Ingredientes:
Parte úmida:
230 gramas de cenoura
¾ de xícara de açúcar
50 ml de azeite
250 ml de água
Parte seca:
60 gramas de farinha de arroz
60 gramas de farinha de coco (pode substituir por farinha de arroz)
60 gramas de polvilho doce
60 gramas de amido de milho
10 gramas de fermento
5 gramas de bicarbonato de sódio
Observações
– Você pode tentar fazer com um óleo que você já use, eu já fiz com azeite e óleo de coco, os dois dão super certo;
– Uso bicarbonato comprado na farmácia que não contém alergênicos;
– Como eu disse acima meu forno é elétrico, se o seu for a gás pode ser que demore um pouco mais para assar;
– Fazer em forminhas de cupcake.
Modo de preparo
Ligue o forno a 180 graus e deixe aquecer por 10 minutos aproximadamente. Raspe a cenoura e corte em pedaços pequenos. Coloque todos os ingredientes da parte úmida no liquidificador e bata por dois minutos.
Em seguida coloque os ingredientes da parte seca, menos o fermento químico e o bicarbonato de sódio, bata novamente por mais dois minutos. Dependendo da farinha de arroz que você utilizar pode ser que precise adicionar um pouco mais de água.
Se for o caso adicione a água até que dê para bater no liquidificador.
Por último adicione o fermento e o bicarbonato e misture bem com a colher mesmo.
Em seguida coloque nas forminhas de cupcake e deixe assar por volta de 20 a 23 minutos. E pronto! Está feito seu bolo de cenoura sem glúten, vegano e de baixa histamina .
Meu forno é elétrico. Se seu forno for a gás faça o teste do palito até que o bolinho esteja assado.
O ideal é usar forminhas antiaderentes. Eu nunca tentei fazer em forma de bolo. Não sei se fica tão bom quanto na forminha de cupcake.
Fica um bolo de cenoura sem glúten e de baixa histamina bem gostoso!