Post do Blog - Bolo de aipim de baixa histamina sem glúten e vegano

Bolo de Aipim: baixa histamina, sem glúten, vegano

Receita de Bolo de Aipim de baixa histamina, sem glúten, vegano e eu uso pouquíssimo açúcar.

Uma das maiores dificuldades que eu encontro no caso da minha intolerância a histamina é o fato de chegar em casa por exemplo e não poder simplesmente comer um pão com café e leite. Isso é uma coisa que me faz muita falta. Eu não costumo consumir açúcar no dia-a-dia, mas de vez em quando eu me permito, afinal, já tenho tanta restrição. Esse bolo de aipim é uma adaptação minha de várias receitas que encontrei na internet, ele tem baixa histamina, é sem glúten, vegano e eu uso pouquíssimo açúcar.

Desejo de grávida!

Como meu diagnóstico é recente e logo depois eu engravidei, no meu caso eu ainda não consegui saber exatamente se tenho ou não reação ao fermento biológico, então nesse momento da minha vida opto sempre pelo fermento químico e mesmo assim uso um bem natural.

Parece uma coisa simples né… pode ser que para algumas pessoas até seja mesmo, mas no meu caso além de reagir a muitas coisas minha reação, dependendo do que como, não é imediata… às vezes preciso de dias para ter certeza de algo. Como eu contei aqui.

É um processo lento até você conhecer seu corpo e saber perceber qualquer tipo de sintoma, ainda mais se seus dias estiverem estressantes… pois o stress também é uma causa de aumento da histamina.

Eu tenho algumas receitas com ingredientes que vejo pessoas consumindo em determinadas fases da dieta, no entanto, dependendo do caso cada profissional age de acordo com a necessidade do seu paciente, e no meu caso, alguns ingredientes hoje não são liberados, e como nesse momento da minha vida, eu carrego na barriga um dos meus bens mais preciosos, eu prefiro não me arriscar sem necessidade.

Mas também reforcei na minha mente que eu não preciso passar vontade de nada! E que meu pequeno merece esses momentos de estripulias de vez em quando.

Então nesse final de semana me deu vontade de comer um bolo que eu amo mas que nunca havia tentado fazer depois do início da dieta por conter açúcar, como eu disse eu evito ao máximo o açúcar, quando consumo geralmente é o açúcar de coco, mas algumas receitas não ficam bem com ele… ou perdem o sabor que eu gostaria que tivesse.

Meu desejo de grávida foi um bolo de aipim ou macaxeira como se diz em alguns lugares. Sabe aquele bolo meio tipo pudim e ainda cheio de coco! Me dava água na boca só de pensar.

No caso desse bolo eu já tentei fazer antes com o açúcar de coco, mas ele ficou meio amargo… não sei se devido eu ter feito com o aipim congelado ou devido o açúcar de coco, quando tentei fazer minha restrição era apenas de glúten… então eu não tinha problema em usar leite e ovos.

Eu tinha ido para a casa do meu pai na roça e tinha trago aipim fresquinho já com essa intenção! Cheguei em casa e fui para a internet pesquisar uma receita que eu pudesse adaptar. Eu sempre busco por receitas veganas assim já sei que pode ser mais fácil.

A gente encontra várias… e o que muda geralmente é a quantidade… porque os ingredientes básicos são os mesmos.

Receita de Bolo de Aipim de Baixa Histamina

Eu dificilmente sigo uma receita a risca, pois sempre tem muito açúcar ou muita gordura, então sempre faço minhas adaptações. Vou colocar aqui embaixo para vocês!

Ingredientes:

200 ml de leite de coco*;

100 ml de óleo de coco**;

500 g de aipim;

meio coco ralado***;

1 xícara de açúcar;

1 colher de sopa de fermento.

* Eu não uso leite de coco industrializado, uso leite de coco em pó, sem nenhum aditivo, então usei 200 ml de água e 2 colheres bem cheias de leite de coco em pó.

** Se você já usa algum óleo vegetal ao qual se adaptou pode usar, só não aconselho usar azeite pois deixa um gosto forte.

*** Eu gosto de usar coco in natura, mas se você usa o coco de pacotinho sem problemas pode fazer a substituição.

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180 graus e deixe aquecer. Unte uma forma com azeite ou óleo de coco e deixe reservada. Coloque no liquidificar os 200 ml de leite de coco, o açúcar, o óleo e o aipim cortado em pedaços pequenos e bata bem. Quando já estiver bem líquido adicione o coco ralado e o fermento e não bata mais, apenas misture e coloque na forma para assar. Reserve um pouco do coco para polvilhar por cima assim que colocar na forma. Eu usei uma forma de bolo redonda, daquelas com o buraco no meio, e deixei aproximadamente 50 minutos no forno, mas você pode ir fazendo o teste do palito.

Eu estava com muita vontade de comer! Então não aguentei esperar e cortei um pedaço ainda quente. Minha primeira impressão foi que não havia dado certo, mas, quando esfriou totalmente, e eu prefiro sempre que isso aconteça na geladeira, ele ficou ótimo! Do jeitinho que eu queria que ficasse… bem no estilo pudim com cocô, e ainda soltou da forma com muita facilidade!

Ótimo pra sair da rotina num lanchinho de final de semana!

mamaehistaminada

mamaehistaminada

Uma mulher que lutou anos para realizar seu sonho de maternidade e que ama ser mãe, e que, mesmo com toda a dificuldade do dia a dia diante do diagnóstico de intolerância à histamina ainda se propõe a encarar novos desafios pensando em ter mais tempo de qualidade com os filhos.

Artigos: 32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *