Post do blog - 03 opções de lanche com baixa histamina

03 Opções de Lanche com Baixa Histamina

Aqui vão 03 opções de lanche com baixa histamina para você inserir no rodízio do seu dia a dia.

Quando a gente recebe o diagnóstico de intolerância à histamina fica com medo de comer qualquer coisa até saber direito o que pode e o que não pode. Aqui vão 03 opções de lanche com baixa histamina para você inserir no rodízio do seu dia a dia.

01) – Pipoca Caseira

A pipoca é um prato feito a partir de uma variedade específica de milho que estoura quando aquecido.

Dentre as opções de lanche com baixa histamina é uma das mais simples e fáceis de preparar.

A pipoca contém fibras além de vitaminas e minerais, por isso, se utilizada dentro de uma dieta adequada, pode ajudar no processo de digestão, diminuição do colesterol e controle da diabetes.

Ela também possui polifenóis que são poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios naturais e que protegem as células e trazem vários benefícios à nossa saúde.

No caso da intolerância à histamina eu já expliquei neste post que algumas pessoas fazem reação ao milho devido alguns fatores. Dê uma olhadinha lá e tome alguns cuidados para que você não deixe de ter essa opção devido algum outro fator que não seja a reação ao milho em si.

Outro fato importante é que o ideal é comer a pipoca o mais natural possível, ou seja, comprando um milho de boa qualidade e fazendo ela com um pouco de azeite, é importante ainda não adicionar qualquer tempero industrializado, pois eles podem conter alguma substância que provoque reação.

Se você tem uma dieta equilibrada e se permite fazer alguma “estripulia” de vez em quando a pipoca doce também é uma ótima opção de guloseima!

Aqui em casa eu nunca tive o hábito de comer ela doce, mas devido meu filho ter começado a pedir ela assim começamos a gostar e o bom é que mesmo doce ela continua sendo uma das opções de lanche com baixa histamina.

Aqui em casa faço com o mínimo de açúcar possível. Segue receitinha abaixo:

Receita

Ingredientes:

1 xícara de milho de pipoca

½ de xícara de açúcar

¼ de xícara de azeite

¼ de xícara de água

Modo de Preparo:

Misturar tudo em uma panela e colocar para ferver em fogo baixo (eu deixo sem tampa) e mexo de vez em quando. Depois de uns 3 a 5 minutos a água começará a secar e o milho vai começar a pocar (nessa hora eu coloco a tampa).

Eu gosto de fazer em uma panela maiorzinha porque se não alguns milhos ficam em cima dos outros e não estouram!

02) Pudim de Chia

Outro alimento que pode ser explorado nas opções de lanche com baixa histamina é a chia. Ela é uma semente riquíssima em vitaminas e minerais. Também possui fibras, antioxidantes e ômega 3, além de ter uma quantidade razoável de proteína.

No meu caso é um dos meus suportes em cálcio, pois eu não consigo suplementar devido ter reação.

Ela ajuda na perda de peso, reduz o risco de doença cardíaca, controle da diabetes, saúde óssea, inflamação dentre outras coisas.

É uma semente muito fácil de ser usada já que basta apenas adicionar sobre uma fruta ou alguma outra preparação.

Como é o caso desse pudim de chia que fica uma delícia!

Receita

Ingredientes:

1 xícara de leite de coco (eu faço com leite de coco em pó)

4 colheres de sopa de semente de chia

1 colher de sopa de açúcar de coco (você também pode usar mel se preferir)

Fruta a gosto (mirtilo/manga/maçã ou outra que você consuma sem problemas)

Modo de Preparo:

1. Misture todos os ingredientes (exceto a fruta) e mexa por cerca de 3 minutinhos. Você vai ver logo a consistência da chia começar a mudar.

2. Depois que tudo estiver misturado, cubra e leve à geladeira por cerca de 15 minutos.

3. Depois que os 15 minutos passaram, misture novamente o pudim. Repita isso 2 vezes. Isso a ajuda a não deixar a chia ficar amontoada.

4. Demora de 4-6 horas para chia sugar todo o líquido e ficar perfeita mas assim que gelar ela já estará cremosa e boa para comer.

5. Quando estiver pronto coloque as frutas por cima.

Você também pode adicionar aveia se gostar.

Caso suporte alguma proteína como whey ou colágeno também pode ser usado junto ao leite de coco.

03) Tapioca com Frango

A tapioca (ou beiju ou goma) é um produto da mandioca e sozinha não é necessariamente um alimento que tenha tantos atrativos nutricionais já que é rico em carboidratos finos, conhecidos por causarem elevação do índice glicêmico.

No entanto, para algumas pessoas como é o caso dos intolerantes à histamina e celíacos ela pode ser uma boa opção já que não possui glúten e também é de baixa histamina.

Além disso, se você consumir a quantidade adequada junto com uma porção de proteína isso ajuda a equilibrar o índice glicêmico.

Eu gosto de fazer o recheio de frango desfiado com cenoura ralada e uma colher de tahine (pasta de gergelim).

Eu também costumo colocar um pouquinho de salsa (não tenho reação), mas se você não consumir apenas com os ingredientes acima já fica bem gostoso.

Essas 03 opções de lanche com baixa histamina são simples e gostosas mas eu sempre friso aqui que na intolerância à histamina muitas pessoas têm reações individuais. Por isso se você tiver qualquer tipo de sintoma não continue consumindo.

mamaehistaminada

mamaehistaminada

Uma mulher que lutou anos para realizar seu sonho de maternidade e que ama ser mãe, e que, mesmo com toda a dificuldade do dia a dia diante do diagnóstico de intolerância à histamina ainda se propõe a encarar novos desafios pensando em ter mais tempo de qualidade com os filhos.

Artigos: 32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *