Post do blog - quibe de quinoa

Quibe de Quinoa

Vai aqui pra você uma receita super prática, gostosa, saudável e de baixa histamina. O quibe de quinoa.

Vai aqui pra você uma receita super prática, gostosa, saudável e de baixa histamina. O quibe de quinoa. A dieta de baixa histamina tira da gente algumas opções saudáveis de proteína e a quinoa é uma ótima fonte desse nutriente. Não deixe de experimentar essa receita! É ótima para um lanchinho da tarde! Veja como é fácil de preparar!

A Quinoa

Com o diagnóstico da intolerância à histamina e a dificuldade em consumir leite e queijos mais saudáveis eu sabia que teria dificuldade em consumir o cálcio necessário apenas com minha alimentação. Por outro lado, eu não tinha outra opção já que tenho reação a suplementação de cálcio. É uma das piores para mim.

A dieta de baixa histamina, como você pode ver aqui, elimina muitas opções de alimentos saudáveis, por isso é muito importante ter o acompanhamento de um profissional e sempre estar verificando a necessidade de alguma suplementação.

No meu caso tive que buscar o máximo de opções alimentares que aumentassem o meu consumo de cálcio e a quinoa foi uma dessas opções.

Ela é um alimento muito nutritivo, é uma excelente fonte de proteínas, fibras e diversos minerais e vitaminas. Seu consumo traz diversos benefícios para nossa saúde. Também é rica em cálcio.

Eu já havia consumido esse grão há muito tempo atrás quando decidi ganhar massa muscular… fazia cozido tipo arroz, mas confesso que o gosto não havia me agradado nada.

Agora, devido a necessidade, busquei novas formas de consumir e descobri até que o pré-preparo faz muita diferença no sabor final.

Tipos de Quinoa

Existem diferentes tipos de quinoa, confesso que não sinto muita diferença entre a branca e a vermelha. A preta nunca provei.

Quinoa branca: é a mais comum, mais conhecida.

Quinoa vermelha: dizem que tem um sabor mais marcante que a branca… como eu disse…. não vejo tanta diferença.

Quinoa preta: Dizem ter um sabor meio terreso.

Pra fazer nosso quibe o ideal é usar a quinoa vermelha… até a aparência fica praticamente igual à do quibe.

Mas como nem sempre acho eu faço muitas vezes com a branca e também dá muito certo.

O quibe de quinoa fica perfeito com a vermelha, mas na maioria das vezes só acho a branca para comprar.

Como Preparar a Quinoa Cozida

Para quem nunca consumiu a quinoa, ela, se não for bem lavada, fica com um sabor amargo após o preparo. Isso era uma das coisas que eu não sabia!

Então o primeiro passo para fazer a quinoa é lavar muito bem o grão crú.

Depois de lavar eu costumo deixar ela de molho. Gosto de colocar de molho à noite e fazer na manhã seguinte.

Assim que for preparar lave os grãos muito bem novamente, você vai ver que saem umas bolhinhas de ar. Eu lavo até que elas parem.

Escorra bem os grãos e deixe separado.

Para fazer apenas o cozimento simples eu costumo colocar uma xícara de água para cada xícara de quinoa. Ela seca como um arroz.

Eu gosto de fritar alho e adicionar a água e sal a gosto, assim que a água começa a ferver eu adiciono a quinoa e deixo ferver de 15 a 20 minutos, até que a água seque.

Para nosso quibe de quinoa vamos utilizar a quinoa cozida já resfriada (eu coloco na geladeira assim que cozinha).

Receita do Quibe de Quinoa

Ingredientes:

2 xícaras de quinoa cozida

300 gramas de carne moída

1 cebola média

5 colheres de hortelã

1 colher de azeite

Sal a gosto

Modo de preparo:

Pegue uma tigela e adicione a quinoa cozida, a carne moída e o sal. Em seguida pique a cebola e a hortelã e adicione junto aos demais ingredientes.

Misture tudo muito bem e faça bolinhos no formato de quibe ou outro que desejar.

Unte uma forma com azeite e transfira os quibes. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus aproximadamente por 20 minutos.

Você também pode optar por assar seu quibe inteiro na forma, sem fazer bolinhos. É até mais prático! E pronto! Você tem um delicioso quibe de quinoa!

mamaehistaminada

mamaehistaminada

Uma mulher que lutou anos para realizar seu sonho de maternidade e que ama ser mãe, e que, mesmo com toda a dificuldade do dia a dia diante do diagnóstico de intolerância à histamina ainda se propõe a encarar novos desafios pensando em ter mais tempo de qualidade com os filhos.

Artigos: 32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *