Post do blog - alergias e intolerâncias como causa de infertilidade

Alergias e Intolerâncias como Causa de Infertilidade

Neste post eu vou falar um pouco mais sobre alergias e intolerâncias como causa de infertilidade, que foi o meu caso.

Você sabia que existem inflamações que são silenciosas e que podem ser causa de infertilidade e até mesmo de aborto? A gente sabe desde criança o que é uma garganta ou um machucado que às vezes inflamam, mas, existem outras situações que podem gerar uma inflamação em nosso corpo e que gente se quer tem noção disso. Como as alergias e intolerâncias. Neste post eu vou falar um pouco mais sobre Alergias e Intolerâncias como Causa de Infertilidade, que foi o meu caso.

Infertilidade

Um casal é considerado infértil se mesmo depois de um ano, mantendo constância na frequência de relações, sem uso de contraceptivos, não houver gravidez.

Foi o que aconteceu comigo. Quando iniciei minhas tentativas para engravidar assim que completamos um ano sem nenhum resultado positivo procuramos uma clínica de reprodução assistida, como contei aqui.

A depender da idade da mulher esse tempo deve ser reduzido, já que com o passar da idade as chances de gravidez, mesmo com tratamento, diminuem.

Meu caso foi considerado como de infertilidade sem causa aparente, eu e meu esposo realizamos todos os exames necessários antes de partir para a inseminação artificial. No entanto, nem eu nem ele apresentou algum tipo de problema que pudesse estar impedindo a gestação.

Após nos submetermos à inseminação artificial conseguimos gerar nosso primeiro filho, sem maiores problemas na gestação.

Pelo aparecimento dos meus sintomas, que foram logo após eu ter tido meu primeiro filho, suspeito que minha intolerância à histamina tenha começado ali.

Hoje, depois de alguns anos na busca do meu segundo filho, novamente passando por procedimentos de inseminação, mas dessa vez sem resultados, e sabendo tudo que aprendi durante esse tempo, penso que eu teria várias possibilidades para a causa dessa infertilidade. E a principal delas é a inflamação crônica devido minhas alergias e intolerâncias.

Causas de Inflamação

Eu sempre ouvi todas as nutricionistas da área de fertilidade falando que para aumentar as chances de gravidez era preciso desinflamar o corpo, e elas explicam como você deve fazer isso, dieta adequada, atividade física, uso de algumas suplementações, entre outros.

Mas eu nunca pensei isso de forma individual… para mim fazendo tudo que “tinha que fazer” meu corpo estaria OK para gestar. Nunca me preocupei com minhas alergias e intolerâncias.

Eu não tinha nenhum sintoma visível… a não ser coceira… mas nunca interpretei isso como uma “inflamação”. Depois eu entendi que existem até as “inflamações silenciosas”, que não causam sintomas.

Ela é um processo saudável de defesa do nosso corpo e pode ocorrer por diversos fatores.

Ocorre que, quando nosso corpo, ou alguma área dele, está muito inflamado o sistema imunológico pode ter reações que “atrapalham” uma gestação.

A inflamação crônica uterina é uma causa de falha de implantação muito conhecida, que é o que acontece com mulheres que tem endometriose, muitas delas não conseguem engravidar. O óvulo até é fecundado, mas ao chegar no útero não encontra o ambiente que precisa para se fixar e crescer.

Conforme o Centro de Reprodução Humana do IPGO, várias podem ser as causas da inflamação:

Toxinas ambientais;

Problemas simples de saúde, como alergias e obesidade;

Problemas ginecológicos, como ovários policísticos, endometriose, falência ovariana ou;

Simples processos naturais, como a própria ovulação ou mudança cíclica do ovário.

Aqui eu já me encaixaria em duas situações, alergias e falência ovariana. Eu também tenho um marcador positivo para endometriose, mas nada constado em exames de imagens.

Talvez isso explique o fato de eu ter conseguido engravidar naturalmente após 6 meses do início do meu tratamento de intolerância à histamina. Sendo que eu havia feito três tentativas de inseminação artificial antes sem ter nenhum positivo.

Muita gente acha que a reprodução assistida é a solução dos problemas… mas não é bem assim, se seu corpo não estiver ok ela não faz milagre.

Alergias e intolerâncias como causa de infertilidade

Como você pode ver acima eu sempre tive noção de que deveria desinflamar o corpo para gestar.

O que eu não sabia era que uma condição minha, que eu sempre soube ter, poderia ser uma causa de inflamação crônica, e, que estivesse prejudicando uma possível gravidez.

A primeira vez que eu identifiquei essa possibilidade foi após ter passado por três novas tentativas de inseminação sem resultado positivo e um aborto.

Eu ouvi a nutricionista Bettina Moritz, bem conhecida da área de fertilidade, falando que as alergias estão associadas à partos prematuros, além de falhas de implantação e abortos de repetição.

Ela explicou que o excesso de produção de histamina provocaria uma maturação antecipada do colo uterino. Que ela é necessária para a implantação, mas que o excesso dela é prejudicial.

Depois eu encontrei outros conteúdos falando sobre isso.

Foi então que eu vi que me enquadrava muito na situação de infertilidade principalmente devido a ser muito alérgica.

Eu sempre tive asma na infância, muitas rinites e sinusites, dermatite, até o calor do sol me faz ter reação de coceira.

Após o aborto e o início do tratamento com uma nutricionista especialista em alergia também descobri que sou alérgica a níquel.

Na gestação em que sofri o aborto eu tinha muita coceira, a ginecologista e minha nutricionista  na época, diziam que isso pode ocorrer na gestação.

Depois, minha nutricionista atual me explicou que quem tem alergia a níquel também faz reação à vitamina B12 e eu usava ela na gestação.

Logo depois descobri também a intolerância à histamina, que é justamente o acúmulo exagerado de histamina no corpo devido à dificuldade de degradação.

Ou seja, eu tinha um diagnóstico de infertilidade, ele só não foi identificado pelo médico!

Conclusão

Você pode engravidar se tiver alguma alergia ou intolerância? Claro que sim.

Eu sou um caso real disso. E muitas outras mulheres conseguem sem nem saber que tem algum diagnóstico.

No meu caso, seis meses após adequação da dieta feita pela nutricionista, especialista em alergias e intolerâncias, eu engravidei naturalmente e não tive nenhuma intercorrência na gestação. Hoje me encontro com 37 semanas e meu bebe está ótimo, inclusive maior do que o irmão, nesta mesma idade gestacional.

Mas eu tenho certeza que se não fosse a dieta de baixa histamina essa gestação não teria ocorrido.

Quando tentamos nosso segundo bebe fizemos três ciclos de inseminação artificial que não deram certo, nessa época eu fazia várias suplementações que não podia, inclusive a vitamina B12.

No próximo ciclo após o fim das tentativas de inseminação eu engravidei naturalmente, justamente quando eu parei todas as suplementações e alimentação própria para engravidar (que é rica em histamina).

Ainda sem meus diagnósticos voltei com a suplementação e alimentação inadequadas e acabei tendo um aborto.

Posso dizer que essa foi a causa? Não.

Mas nenhuma outra foi identificada em todos os exames que fizemos, inclusive o teste genético do bebezinho.

Se você quiser saber mais sobre o que eu aprendi sobre como desinflamar o corpo e melhorar suas chances de gestação, ou, ficou com alguma dúvida sobre o que eu escrevi aqui, deixe seu comentário que eu irei responder com o maior prazer!

mamaehistaminada

mamaehistaminada

Uma mulher que lutou anos para realizar seu sonho de maternidade e que ama ser mãe, e que, mesmo com toda a dificuldade do dia a dia diante do diagnóstico de intolerância à histamina ainda se propõe a encarar novos desafios pensando em ter mais tempo de qualidade com os filhos.

Artigos: 32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *